Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Chamissoa acuminata var. maximilianii (Mart. ex Moq.) Sohmer DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-04-2012

Criterio:

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A informação apresentada registra a ocorrência do taxon somente para a Bahia. Levantamento realizado no Species Link, mostra a distribuição do taxon nos Estados da Bahia, Goiás, Paraná e Rio de Janeiro. Segundo informações sobre "ações" a serem tomadas para o taxon, o mesmo tem ocorrência, também, para o Rio Grande do Sul.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Chamissoa acuminata var. maximilianii (Mart. ex Moq.) Sohmer;

Família: Amaranthaceae

Sinônimos:

  • > Chamissoa maximiliani ;
  • > Chamissoa maximiliani var. procumbens ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A variedade, apesar de aceita pela Lista de Espécies da Flora do Brasi (Senna, 2011), não é comumente adotada no Estado do Rio Grande do Sul (Marchioretto, Com. pessoal).

Distribuição

A espécie não é endêmica do Brasil, ocorrendo aqui nos Estados das regiões Nordeste (Pernambuco, Bahia), Sudeste (Rio de Janeiro) e Sul (Paraná) (Marchioretto et al., 2012). Ocorre ainda no Paraguai, Bolívia, Argentina e Peru (Siqueira, 1989) e no Rio Grande do Su (Marchioretto, com. pess.).

Ecologia

Espécie ocorre em matas semi-caducifólias (Siqueira, 1989) nos biomas Caatinga e Mata Atlântica (Marchioretto et al., 2012).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie consta na categoria "Rara" (R), de acordo com os critérios adotados pelos avaliadores do risco de extinção da flora do Estado do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie foi considerada "Vulnerável" (VU) em avaliação de risco de extinção empreendida para a flora do Estado do Rio Grande do Sul (CONSEMA-RS, 2002; Marchioretto, com. pess.).

Referências

- SIQUEIRA, J.C IN: RIZZO, J.A. Amaranthaceae. 1989.

- MARCHIORETTO, M.S.; SENNA, L.; SIQUEIRA, J.C. Amaranthaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000042>.

- MARCHIORETTO, M.S. Comunicação pessoal da especialista Maria Salete Marchioretto para o analista de dados Eduardo Fernandez, pesquisador do CNCFlora, 2012.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

Como citar

CNCFlora. Chamissoa acuminata var. maximilianii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Chamissoa acuminata var. maximilianii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 04/04/2012 - 19:37:41